terça-feira, 3 de julho de 2012

ECOLOGIA E PAGANISMO

Sempre tive pra mim que Ecologia e Paganismo são duas coisas que NECESSARIAMENTE caminham juntas. Na minha vida fico pensando em formas práticas de ter um agir mais ecológico. Não sou muito militante atualmente, já fui mais em tempos passados, mas acredito que a ação mais importante é a micro ação, aquela que fazemos em nossas casas, escolas, trabalhos, em nossa vida. 
O tripé do pensamento ecológico e sustentável é "Reduzir, Reutilizar e Reciclar". 

Reduzir >> Gosto de pensar que essa ponta do tripé está intimamente ligada com a Magia. Sempre que surge uma necessidade mágica em minha vida eu penso se realmente preciso fazer um feitiço para concretizá-la. 90% das vezes isso não é necessário. Uma respiração profunda me acalma, um e-mail me deixa com a mente tranquila, uma caminhada me torna mais resolutivo. Ecologicamente é muito parecido. Será que tudo que QUERO é realmente NECESSÁRIO? Eu lhes lanço um desafio. Tova vez que forem comprar algo perguntem-se o que lhes motiva a comprar. Ansiedade? Tédio? Medo? Alguma emoção reprimida? A pergunta deve ser "Eu PRECISO disso?" "Será que já tenho algo similar?" Se você for sincer@ na resposta então terá uma média de 70% de desistência na compra. Seu bolso agradecerá, e também o meio ambiente.  
Reutilizar >> Você já parou para pensar quantas coisas joga fora sem pensar em como reutilizá-las? Basicamente TUDO que você tem em casa hoje e considera obsoleto ou lixo pode ser reutilizado para um novo propósito. Roupas velhas podem virar retalhos para uma colcha linda e estilizada. Um móvel antigo pode ser repaginado e virar algo ultramoderno. Garrafas pet podem virar infinitas coisas. Se você não tem muito jeito com trabalhos manuais procure na internet por grupos ou associações que trabalhem com isso e doe as coisas que acha que não podem mais ser usadas. mas eu sugiro mesmo que você procure por sites que ensinam a fazer esses artesanatos e modificações e tente fazê-los. Quem sabe não descobre em você um grande talento latente?
Reciclar >> Não precisa dizer mais nada né? Quem ainda não separar lixo orgânico de lixo reciclável tá vivendo no século XV. A reciclagem é essencial para elementos como o vidro e o alumínio, que conseguem ser 100% reciclados. Além de ser mais barato diminui a exploração absurda dos recursos não renováveis do nosso amado planeta Gaia. A reciclagem é um ato de inteligência. Se seu condomínio ainda não separa o lixo converse com @ síndic@, fale com seus vizinh@s, faça a sua parte, compartilhe a idéia. 

Vamos começar aos poucos. Micro ações são ações que com o passar do tempo se tornam grandiosas. 


Abençoad@s Sejam!!!

Nenhum comentário: