terça-feira, 26 de junho de 2012

YOGA PARA PAGÃOS

O Yoga é uma antiga filosofia indiana que tem como objetivo libertar o ser humano de suas limitações mundanas. Através de diversas técnicas mentais, físicas e psico-físicas encontramos o aquietamento da mente, a saúde do corpo e a leveza da alma. 
Nesse capítulo especial do blog Roda de Gaia, que acontecerá nos Sábados, eu trarei a vocês um pouco do universo do Yoga aplicado ao mundo do Paganismo, fazendo uma releitura desse conhecimento ancestral aplicando-o ao nosso mundo atual. 

O Yoga de Patanjali, o compilador dos conhecimentos do Yoga, é descrito através de 108 aforismos, os Yoga Sutras. Através desse livro, Patanjali nos ensina tudo que havia sendo praticado em relação à libertação mental na Índia em tempos anteriores. Esses conhecimentos pré-Yoga Sutras é chamado de Proto Yoga. 
Atualmente o Yoga é dividido em oito partes e por isso recebe o nome de Ashtanga (oito passos) Yoga. São eles:

Yamas > São as indicações morais do Yoga. Mostra a postura do yogin diante de sua comunidade. São 5 os Yamas: Ahimsa (ação pacífica), Satya (Veracidade), Asteya (Honestidade), Bramacharya (Continência) e Aparigraha (Desapego)
Nyamas > São as indicações de como o yogin deve relacionar-se consigo mesmo. São eles: Saucha (Purificação), Santosha (Contentamento), Tapas (Disciplina), Svadhyaya (Auto-análise) e Ishvara Pranidhama (Entrega ao Divino)
Asanas > Posturas Psico físicas, a parte mais conhecida do Yoga, as posturas que estamos acostumados a ver.
Pranayama > Controle das técnicas respiratórias e seus caminhos. 
Pratyahara > Abstração dos sentidos.
Dharana > Concentração.
Dhyana > Meditação.
Samadhi > Iluminação.

Aos poucos iremos caminhar através desse maravilhoso universo aprendendo práticas, meditações, posturas e diversas técnicas seguras, para nos mantermos conectados com nossa realidade interna.

Espero que gostem!!!

Namastê (Deus que vive em mim, saúda e reverencia Deus que vive em você).  
mo

Nenhum comentário: